← Voltar Publicado em

Com quantos meninos se monta um time de futebol?

Veja o quanto é importante trabalhar nas categorias de base em um clube profissional.

Guarany de Sobral retorna com avaliações técnicas para montagem do elenco na temporada (foto: Amaral Torquato | Guarany Sporting Club)

É indiscutível o poder das categorias de base em um time de futebol profissional, a montagem de elenco para uma competição não é simplesmente escolher jogadores disponíveis no mercado, a criação desses jogadores é um trabalho fundamental.

O Guarany Sporting Club de Sobral contava com o maravilhoso trabalho do ídolo sobralense Teco-Teco, que dedicou quase 50 anos de sua vida ao clube. Raimundo Brandão de Souza Bento, o eterno Teco-Teco, faleceu em 2018 com 70 anos. Era responsável pelos garotos das categorias de base do Bugre, mas também atuou no Guarany como jogador, técnico, auxiliar e chegou a ser vice-presidente.

Um verdadeiro ícone da cultura e do futebol na Princesa do Norte, não ouse passar pelo Becco do Cotovelo sem saber ao menos quem foi Teco-Teco.

Teco-Teco, ídolo do Guarany de Sobral, era responsável por descobrir jogadores com as categorias de base (foto: Globo Esporte | Reprodução)

Além de tudo que fazia pela Bugre, Teco-Teco foi o homem por trás de grandes nomes no futebol sobralense e cearense. Um dos jogadores anunciados no atual elenco que a equipe sobralense está montando para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D, é o lateral direito Zé Augusto, que é um jogador muito querido pela torcida rubro-negra.

Zé Augusto falou para a imprensa sobre as avaliações técnicas realizadas pelo time que se encerraram nesta semana, e lembrou da sua peneira. “Sobre a oportunidade que o Guarany dá a essa molecada de casa eu fico muito feliz, porque eu surgi através dessas peneiradas quando o nosso querido Teco-Teco fez lá entre 2012 e 2013, e graças a Deus eu consegui me firmar como jogador profissional. Se esses garotos se dedicaram ao máximo, e puserem seu coração no bico da chuteira, vão desempenhar um bom trabalho dentro de campo. Essa garotada tem futuro”, afirmou o lateral direito do Guarany.

A equipe espanhola do Barcelona tem escolinhas de futebol e realiza peneiras pelo mundo todo (foto: Internet | Reprodução)

A peneira em um time de futebol é a porta de entrada para muitos garotos e garotas no início da realização de seus sonhos em se tornar atletas profissionais no futebol. Essas avaliações técnicas são realizadas com o objetivo de encontrar futuros talentos no futebol, e em vários outros esportes.

Zé Augusto lembrou de alguns nomes conhecidos pela princesa do norte e que participaram com ele das peneiras para as categorias de base do Guarany de Sobral há alguns anos. “Apesar de ser o primeiro jogo á deu pra ver que tem uns garotos bons, eu desejo toda sorte. Espero que eles possam ter a mesma felicidade minha, do Fernando, e outros como, Patuta, o Tininho, que surgiram também de uma peneirada e espero que eles possam ter essa oportunidade e crescer junto com a gente”, concluiu o lateral direito do Cacique do Vale.

Teco-Teco teve o olho preciso para enxergar atletas quando muitos ainda os viam como crianças na tentativa de realizar seus sonhos. Todos citados por Zé Augusto são personagens muito importante para história do Guarany de Sobral. Tininho, que atualmente está no Parnahyba, do Piauí foi campeão da 3ª divisão do Campeonato Cearense com o Maracanã. Patuta é irmão do conhecido Daniel Sobralense, ambos foram revelados pelo Guarany.

Vladimir de Jesus, técnico do Guarany de Sobral comandará a equipe no Campeonato Brasileiro Sériae D (foto: Diário do Nordeste | Reprodução)

Vladimir de Jesus, o técnico do clube também falou à imprensa sobre o trabalho realizado nas avaliações. “Foi muito proveitoso o trabalho feito em abril nas avaliações técnicas, a famosa peneirada. A gente avaliou mais de mil atletas no mês de abril, e conseguimos com um funil bem apertado filtrar 15 atletas, dos quais 6 tem idade de categoria de base e poderiam estar disputando campeonatos sub-20”, apontou comandante da equipe sobralense.

Além de um olhar preciso no futebol apresentados pelos garotos avaliados, a comissão técnica fez uma avaliação muito importante de identificação dos atletas com o clube. “Avaliando quem eram dos atletas que já estavam contratados pelo Guarany, nós buscamos criteriosamente nessas peneiradas características que se somassem a quem já está contratado. O Guarany quer acabar com esse time sazonal, que a cada 3 meses trás 20 jogadores de fora, sem nenhuma identidade com a cidade ou com o clube. Jogadores que não sabem nem onde fica o Becco de Cotovelo ou o Arco do Triunfo”, acrescentou Vladimir.

“Aqui agora tudo mundo é identificado com a camisa do Guarany”

Com pensamentos positivos e mantendo os trabalhos em ordem, o Guarany de Sobral tem total capacidade de trazer alegrias aos seus torcedores novamente. Esse também é o pensamento do treinador do Cacique do Vale. “Esse novo Guarany busca sua origem, busca as campanhas vitoriosas que o Guarany já fez, vide ela em 2010 com o título nacional, vide ela com o vice campeonato de 2013. Competições onde o jogador feito em casa foi quem sempre se sobressaíram. Em 2010 o Guarany é campeão brasileiro com o Wanderley e 2013 o Guarany foi vice-campeão estadual com o Fernando Sobral”, concluiu Vladimir de Jesus.

Wanderley defendeu o Guarany em2017 antes de encerar sua carreira como jogador (foto: Internet | Reprodução)

Wanderley, citado pelo treinador é ex-jogador do clube e trabalhe atualmente ao lado de Vladimir no comando como Auxiliar Técnico.

Fernando Sobral foi revelado em umas das peneiras feitas por Teco-Teco, atuou no Guarany, é bicampeão da Copa do Nordeste, ganho com o Sampaio Corrêa em 2018 e novamente com Ceará em 2020, time pelo qual veste a camisa atualmente.

Fernando Sobral jogou no Guarany em 2015 (foto: Internet | Reprodução)

Eu, como sobralense e animado para o Guarany de Sobral disputando grandes competições novamente, sinto-me muito animado com a voltas das peneiras e a reestruturação do clube. Avente Bugre.

Texto publicado no Medium